4 RISCOS DE REGISTRAR UM CNPJ NO ENDEREÇO...

  1. Blog
  2. 4 RISCOS DE REGISTRAR UM CNPJ NO ENDEREÇO...
image description

4 RISCOS DE REGISTRAR UM CNPJ NO ENDEREÇO RESIDENCIAL

Os últimos anos foram marcados pela mudança nos formatos de trabalho, que provocou um boom na abertura de novos CNPJs. A grande maioria dessas empresas é de profissionais independentes, autônomos, freelancers e prestadores de serviços que trabalham por conta própria e estão se adaptando ao novo mercado. 

Para Rafael Marchesano, Diretor de Legalização da Company Hero, empresa que já ajudou a simplificar a jornada de mais de 25 mil profissionais, autônomos e pequenos empresários no Brasil, a falta de informação sobre os processos adequados para a formalização faz com que muitas pessoas jurídicas registrem um CNPJ no próprio endereço residencial. “Pode parecer uma etapa muito inofensiva, mas usar o endereço de casa para finalidades fiscais pode trazer situações indesejadas como a exposição de informações pessoais na internet e provocar despesas inesperadas, comprometendo a sustentabilidade financeira desse profissional PJ”, explica.

O especialista reforça que, mesmo com o pleno crescimento dessa tendência na estrutura de trabalho, as orientações para esses profissionais durante o início da jornada ainda são restritas. Para conscientizar os profissionais que atuam por conta própria, a Company Hero listou os riscos corridos por quem registra um CNPJ no endereço de casa:

Aumento do IPTU do imóvel
A Prefeitura do município pode entender que o endereço deixa de ser residencial a partir do momento em que uma empresa é registrada nele. “Isso vale para todos os segmentos e não apenas os que comercializam produtos no local. O valor do imposto está diretamente ligado à finalidade do imóvel e o IPTU comercial tem maiores valores do que propriedades com fins residenciais”, explica Marchesano.

Abertura pode ser recusada
Dependendo do tipo de atividade que será realizada pela empresa, a prefeitura pode recusar o registro do CNPJ no endereço residencial, de acordo com a avaliação das características de cada bairro e legislação municipal. “Além disso, existem profissões que são proibidas por lei de formalizarem no endereço de casa, como os advogados”, complementa.

Exposição do endereço residencial
Atualmente existem diversos sites que têm a finalidade de consultar gratuitamente os dados de CNPJs ativos e inativos. Por meio dessas páginas, qualquer pessoa consegue ter acesso às informações cadastrais de uma empresa. “Por isso, facilmente, um endereço residencial está exposto na internet, causando um risco para a segurança e privacidade desses profissionais e de suas famílias”, afirma o especialista.

Perda de credibilidade e segurança
“Além da exposição de informações residenciais, é preciso reforçar que um endereço comercial garante credibilidade e profissionalismo. Se for uma empresa que vende produtos online, por exemplo, imagine um cliente pesquisando se a loja é confiável e se deparando com um domicílio. São detalhes que podem estar diretamente relacionados com o sucesso desse autônomo ou profissional”, finaliza Marchesano.

Para impedir todos esses riscos e resolver os casos de profissionais que atuam por conta própria e que não necessitam de um escritório físico para operar, a adoção de escritórios virtuais é uma solução eficaz. Disponíveis em mais de 50 localizações comerciais estratégicas em todo o Brasil, a solução, ofertada pela Company Hero, é até 70% mais econômica em relação aos gastos com a locação de uma sala comercial convencional. A alternativa conta com suporte administrativo remoto e gestão de correspondências para que esses profissionais atuem em regularidade com a lei. Além disso, garante o registro do CNPJ sem omissão de declarações e protege de multas, bitributações e aumento inesperado do IPTU.

Sobre a Company Hero - A Company Hero é uma plataforma que facilita a jornada de formalizar um CNPJ e garantir a renda, patrimônio e bem estar de autônomos e profissionais independentes. A empresa foi fundada pelo húngaro Miklos Grof e o chileno Diego Izquierdo, que sentiram na pele a alta complexidade tributária e legal no Brasil. Desde 2018, a plataforma Company Hero já ajudou mais de 25 mil autônomos, profissionais e pequenos negócios, garantindo agilidade, transparência e suporte de especialistas.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a Balsanelli Contabilidade!

Fonte: Rafael Marchesano

Compartilhe:
Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.