NOVA LEI QUE ALTERA REGRAS DE AUXÍLIO...

  1. Blog
  2. NOVA LEI QUE ALTERA REGRAS DE AUXÍLIO...
image description

NOVA LEI QUE ALTERA REGRAS DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO DISPÕE SOBRE DEDUÇÕES DAS DESPESAS DO PAT SOBRE O IRPJ E CSLL

Por Thiago Santana Lira

Foi publicada em 02/09/2022 a Lei 14.442/2022, a qual dentro das alterações na seara do Direito do Trabalho, também trouxe modificações quanto as regras de dedução de despesas do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT, sobre apuração de base de cálculo do IRPJ e CSLL.

Assim, a nova norma altera a legislação anterior determinando que, para fins de apuração do IRPJ e CSLL, [i]poderão ser deduzidas em dobro as despesas comprovadamente realizadas com Programas de Alimentação do Trabalhador no período-base, dentro dos limites estabelecidos no decreto que regulamenta esta Lei.

Ademais, para fins de comprovação das despesas com o PAT, [ii]serão somente reconhecidas aquelas abrangidas exclusivamente para o pagamento de refeições em restaurantes e estabelecimentos similares e a aquisição de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais.

Vale ressaltar que, o Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT é uma parceria entre empresas e o Governo Federal, que visa a garantia de alimentação de qualidade aos funcionários e colaboradores com o fornecimento de auxílio-alimentação, e, em contrapartida recebem a concessão de benefícios fiscais na apuração de tributos sobre a renda.

Em 10/11/2021 foi publicado o Decreto 10.854/2021, e no bojo do texto legal a norma inovou a forma de dedutibilidade de tais despesas da base de cálculo do IPRJ e da CSLL, a qual suprimiu abruptamente o benefício fiscal dos participantes do programa, bem como, aumentou a carga tributária das empresas.

Com a publicação do Decreto, a dedutibilidade das despesas restringiu-se aos funcionários que recebam até [iii]5 salários-mínimos na empresa, abrangendo apenas a parcela do benefício ao valor de até 1 salário-mínimo.

Ainda que a Lei 14.442/2022 estabeleça as condições do benefício fiscal, as alterações trazidas pelo Decreto 10.854/2021 não só reduziram a regra matriz para fins de dedução estipulada por lei, como majorou a carga tributária do IRPJ/CSLL de empresas que aderiram ao programa do PAT, e colide com o princípio constitucional da legalidade tributária.

[i] LEI Nº 14.442, DE 2 DE SETEMBRO DE 2022 – Art. 5º A Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976, passa a vigorar com as seguintes alterações: (…) “Art. 1º As pessoas jurídicas poderão deduzir do lucro tributável, para fins de apuração do imposto sobre a renda, o dobro das despesas comprovadamente realizadas no período-base em programas de alimentação do trabalhador previamente aprovados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, na forma e de acordo com os limites dispostos no decreto que regulamenta esta Lei.

[ii] LEI Nº 14.442, DE 2 DE SETEMBRO DE 2022 – Art. 5º A Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976, passa a vigorar com as seguintes alterações: (…) § 3º As despesas destinadas aos programas de alimentação do trabalhador deverão abranger exclusivamente o pagamento de refeições em restaurantes e estabelecimentos similares e a aquisição de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais.

[iii] DECRETO Nº 10.854, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2021 – Art. 186. O Decreto nº 9.580, de 2018, passa a vigorar com as seguintes alterações: (…) “Art. 645.(…) § 1º A dedução de que trata o art. 641: I – será aplicável em relação aos valores despendidos para os trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos e poderá englobar todos os trabalhadores da empresa beneficiária, nas hipóteses de serviço próprio de refeições ou de distribuição de alimentos por meio de entidades fornecedoras de alimentação coletiva; e II – deverá abranger apenas a parcela do benefício que corresponder ao valor de, no máximo, um salário-mínimo.

Fonte: Tributário

Compartilhe:
Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.