CAE ANALISA PROPOSTA PARA COBRAR IMPOSTO DE RENDA...

  1. Blog
  2. CAE ANALISA PROPOSTA PARA COBRAR IMPOSTO DE RENDA...
image description

CAE ANALISA PROPOSTA PARA COBRAR IMPOSTO DE RENDA SOBRE LUCROS E DIVIDENDOS

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisa, na reunião nesta terça-feira (24), a partir das 10h, proposta que prevê a cobrança de Imposto de Renda sobre a distribuição de lucros e dividendos por pessoa jurídica a sócio ou acionista (seja ele pessoa física ou jurídica).

O Projeto de Lei 2.015/2019, do senador Otto Alencar (PSD-BA), elimina a atual isenção do Imposto de Renda da pessoa jurídica sobre lucros e dividendos e estabelece o percentual em 15%, descontado na fonte. Assim, os resultados financeiros pagos, remetidos ou entregues pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado, a outras pessoas jurídicas ou físicas, residentes no Brasil ou no exterior, terão a cobrança do imposto. A isenção está prevista na Lei 9.249, de 1995. A ideia de Otto é retomar a cobrança interrompida em 1995, mas que sempre vigorou desde a criação do imposto, em 1926.

O texto aprovado deixa a tributação mais dura para quem tem domicílio em país ou dependência com tributação favorecida, com alíquota máxima do IR inferior a 17%, ou é beneficiário de regime fiscal privilegiado (os popularmente conhecidos paraísos fiscais): nestes casos, a alíquota cobrada será de 25%.

O relator, senador Jorge Kajuru (Patriota-GO), é favorável ao texto.

Fonte: Agência Senado
RNF – Fonte: Senado Notícias

Compartilhe:
Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.