FRAUDE CIBERNÉTICA: GOLPISTAS SE PASSAM POR...

  1. Blog
  2. FRAUDE CIBERNÉTICA: GOLPISTAS SE PASSAM POR...
image description

FRAUDE CIBERNÉTICA: GOLPISTAS SE PASSAM POR RECEITA FEDERAL EM NOVO ESQUEMA DE MALHA FINA

Mais um golpe online, utilizando indevidamente o nome da Receita Federal do Brasil, vem enganando inúmeros contribuintes. A instituição federal fez um alerta à no dia 06/06/2023 sobre essa ação criminosa que procura imitar a linguagem oficial para validar o esquema fraudulento.

Através de e-mails fraudulentos, os estelionatários informam sobre supostas irregularidades na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que estaria supostamente sob análise da Malha Fiscal, estratégia bem conhecida entre os brasileiros como a "malha fina".

As mensagens falsas incluem um link para download de um arquivo PDF, alegadamente contendo um relatório detalhado das divergências encontradas. Os criminosos usam termos oficiais como "IRPF" e "contribuintes", tentando reproduzir a comunicação padrão da Receita Federal para enganar as vítimas.

Clicar nesses links suspeitos ou fornecer informações pessoais em resposta a esses e-mails pode resultar em sérias consequências. As vítimas podem inadvertidamente expor suas informações financeiras e pessoais sensíveis, ou até permitir que programas maliciosos sejam instalados em seus computadores, que interceptam e transmitem dados.

Com essas táticas sofisticadas, criminosos cibernéticos obtêm acesso ilegal às informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes.

Evitando Golpes

A Receita Federal reitera que nunca envia e-mails ou mensagens de texto contendo links para relatórios de divergências. Aconselha-se que todos os cidadãos estejam vigilantes a essas tentativas de golpes. Siga as dicas abaixo para evitar cair nesses esquemas:

1. Sempre desconfie de e-mails ou mensagens de remetentes desconhecidos solicitando informações pessoais ou relacionadas à sua declaração de Imposto de Renda;

2. Evite clicar em links suspeitos ou desconhecidos. Eles podem direcioná-lo para sites maliciosos ou baixar softwares maliciosos no seu dispositivo;

3. Não abra arquivos anexados vindos de fontes desconhecidas, pois podem ser programas executáveis que causam danos ao seu computador ou capturam suas informações;

4. Verifique sempre a legitimidade de mensagens que alegam ser da Receita Federal.

Lembre-se de que a instituição utiliza principalmente o Portal do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e o site oficial como seus principais canais de comunicação.

Como verificar possíveis erros na declaração?

Ao enviar a Declaração de Imposto de Renda, a Receita Federal realiza uma análise de todos os dados fornecidos, contrastando-os com as informações repassadas por outras entidades, como empresas, instituições financeiras, operadoras de saúde, entre outros.

Se houver divergências entre essas informações, a declaração é submetida a uma análise mais detalhada, a chamada Malha Fiscal. Enquanto estiver nesta situação, a restituição do contribuinte fica retida.

Para verificar se sua declaração foi retida na malha, acesse o portal e-CAC, clique em "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e na aba "Processamento", selecione "Pendências de Malha". Lá, é possível verificar se a declaração está retida e o motivo da retenção.

Fonte: Contábeis

Compartilhe:
Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.