SELIC CONTINUARÁ SENDO MOTOR PARA CRESCIMENTO DO...

  1. Blog
  2. SELIC CONTINUARÁ SENDO MOTOR PARA CRESCIMENTO DO...
image description

SELIC CONTINUARÁ SENDO MOTOR PARA CRESCIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NOS PRÓXIMOS MESES

O boom do mercado imobiliário nos últimos meses provocou euforia para empresas do ramo, como construtoras, imobiliárias e até startups que facilitam a compra e venda de imóveis. O setor foi um dos únicos que conseguiu crescer em meio à crise econômica causada em consequência da pandemia do novo coronavírus, em 2020. 

Contrariando todas as previsões negativas, o ano quebrou recordes com aumento expressivo da procura de financiamentos. De janeiro a dezembro, os financiamentos de imóveis com utilização de recursos da poupança (SBPE) somaram o total de R$ 124 bilhões, representando um crescimento de 58% em relação a 2019, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP).

E esse otimismo e bom desempenho do setor tem tudo para continuar ainda no ano de 2021. Apesar dos desafios e inseguranças em relação à economia do país com o fim do auxílio emergencial e desemprego, o mercado imobiliário como um todo está otimista para os próximos meses e o principal motor disso é a baixa da taxa de juros básica. É esperado que a Selic possa flutuar sim, mas ela ainda vai se manter num patamar baixo, seja de 2,3% ou de 2,4% ou 3,4% até o fim do ano, como é previsto. Ainda assim, este índice está muito abaixo, comparado ao score que temos.

Isso permite que todo o setor se beneficie, incluindo incorporadoras que conseguem tomar crédito mais barato para construir e o cliente final que tem um crédito muito mais acessível para financiar um imóvel. A capacidade de compra do cliente aumentou muito com os juros baixos, um mesmo financiamento de dois ou três anos atrás agora é possível para ele. 

Além disso, a tendência de mudança do mindset das pessoas em relação ao morar também vai continuar. Com a pandemia e isolamento social, o imóvel precisa estar adequado para as nossas demandas sociais, de trabalho, estudo e lazer, que agora acabam ocupando o mesmo ambiente. Além do espaço em si da casa, a região de se morar também têm contado muito e influenciado na hora da tomada de decisão, e por isso muitos têm procurado sair de capitais ou centros urbanos, para ir até locais mais tranquilos, como litoral ou campo, o que impulsiona mais ainda o desejo de comprar uma casa nova. 

Outro fator importante para o crescimento e sustentabilidade do setor é o recorde de arrecadação da poupança no último ano. Como os bancos utilizam muito este recurso para o financiamento imobiliário, isso significa que eles terão crédito em abundância para oferecer em 2021. A economia como um todo ainda se mantém estável em relação às taxas de juros em baixa e também porque em 2020 a inadimplência não subiu de forma significativa. Ou seja, os indicadores macro permanecem sustentáveis para o mercado imobiliário.

Todos esses pontos acabam se sobressaindo em relação aos desafios que teremos pela frente no que diz respeito às inseguranças econômicas e políticas, que permanecem no radar. Além disso, temos a chegada da vacina contra o coronavírus, que por si só já é um impulso para trazer esperança a todos os setores e reforçar ainda mais o setor de imóveis. 

Por Bruno Gama, CEO da Credihome 
Fonte: Contábeis

Compartilhe:
Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.