TRIBUTAÇÃO (ISS OU ICMS?) SOBRE OS HOTÉIS NO...

  1. Blog
  2. TRIBUTAÇÃO (ISS OU ICMS?) SOBRE OS HOTÉIS NO...
image description

TRIBUTAÇÃO (ISS OU ICMS?) SOBRE OS HOTÉIS NO FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO

Por Jefferson Souza

Hoje abordaremos um assunto não tão novo mas sempre recorrente no que tange a dúvida de sobre a tributação do ICMS ou ISS. Trata-se do fornecimento de refeições relativo a serviços de hospedagem.

A hospedagem se constitui na disposição de um espaço de acomodação para uma ou mais pessoas, por tempo determinado, mediante à pagamento, ficando a disposição do contratante outras atividades como alimentação, empréstimo de algum bem móvel para uso no local, espaço específico para bagagens e animais, tradutor de idiomas, dentre outros serviços.

Portanto, para fins de tributação, a hospedagem não pode ser confundida como uma mera locação de imóvel.

De outra sorte, o mero fornecimento de refeição sem a respectiva prestação de serviços inerentes a hospedagem como limpeza, lavagem, arrumação, portaria, telefonia, dentre outros anteriormente citados, não caracteriza por si só o serviço de hospedagem.

Feitas considerações iniciais, vale mencionar de antemão a fundamentação legal para efeitos de tributação do ISS, conforme previsto no item 9.01 da lista de serviços anexa à Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003:

Hospedagem de qualquer natureza em hotéis, apart-service condominiais, flat, apart-hotéis, hotéis residência, residence-service, suite service, hotelaria marítima, motéis, pensões e congêneres; ocupação por temporada com fornecimento de serviço (o valor da alimentação e gorjeta, quando incluído no preço da diária, fica sujeito ao Imposto Sobre Serviços)
Observa-se nessa definição que o legislador preocupou-se em não criar um “atrito” entre Estados e Municípios, conquanto definiu que o valor da alimentação e gorjeta, quando incluído no preço da diária, estará sujeito ao ISS.

Uma hospedagem de dois dias com cobrança de R$ 1.000,00, onde já está incluso a alimentação, a base de calculo para fins do ISS será o valor de R$ 1.000,00.

Porém se não há menção em contrato da inclusão da alimentação no preço do serviço, toda e qualquer fornecimento de alimentos deverá ser faturado em separado, com a incidência do ICMS, pois prevalece a ocorrência do fato gerador do imposto estadual.

Veja o que diz, por exemplo, o RICMS/SP:

Artigo 2º – Ocorre o fato gerador do imposto:
(…)
II – no fornecimento de alimentação, bebidas e outras mercadorias por qualquer estabelecimento, incluídos os serviços que lhe sejam inerentes;
III – no fornecimento de mercadoria com prestação de serviços:
(…)
b) compreendidos na competência tributária dos municípios, mas que, por indicação expressa de lei complementar, sujeitem-se à incidência do imposto de competência estadual;

Ainda a titulo de exemplo e conhecimento, no Estado de São Paulo incide à alíquota de 12% sobre o fornecimento de alimentação (exceto o fornecimento ou a saída de bebidas)
Dessa forma podemos concluir que ficará sujeito ao ISS o serviço de hospedagem quando a previsão contratada prevê incluso no preço do serviço o valor das diárias bem como a alimentação que será fornecida.

Caso o hóspede queria consumir outro tipo de refeição que não seja aquela contratada junto com o serviço de hospedagem, esse alimento deverá sofrer a tributação do ICMS, respeitando assim o campo de incidência de cada ente tributante de acordo com a legislação vigente.

Fonte: Tributário

Compartilhe:
Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.