ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA ENTIDADES RELIGIOSAS...

  1. Blog
  2. ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA ENTIDADES RELIGIOSAS...
image description

ISENÇÃO DE IMPOSTOS PARA ENTIDADES RELIGIOSAS VAI ALÉM DE IGREJAS E TEMPLOS

A prefeitura de um município do Oeste, que pleiteava cobrar R$ 16.024,39 de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de uma igreja da região, não tem amparo legal para fazê-lo, decidiu a 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

A decisão se baseia em legislação que diz que a imunidade de impostos concedida a entidades religiosas não alcança apenas imóveis destinados à celebração de cultos, mas atinge todo patrimônio, renda e serviço utilizados ou revertidos para a promoção das finalidades essenciais da instituição.

O relator do caso destacou, ainda, que há em favor das entidades religiosas a presunção de que seu patrimônio, renda e serviços são destinados às suas finalidades, competindo à autoridade tributária demonstrar o contrário.

A prefeitura alegava, primeiro, que os imóveis são utilizados para locação ou são terrenos baldios, e não destinados a celebrações religiosas; segundo, que “não lhe compete demonstrar o uso desvirtuado dos imóveis ou a não destinação da renda para as atividades finalísticas da entidade porque são informações particulares que estão apenas na posse da executada”. Não foi atendida (Apelação n. 5000430-87.2022.8.24.0053/SC).

FONTE: TJSC

Compartilhe:
Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.