CAÍ NA MALHA FINA, E AGORA? O QUE FAZER?

  1. Blog
  2. CAÍ NA MALHA FINA, E AGORA? O QUE FAZER?
image description

CAÍ NA MALHA FINA, E AGORA? O QUE FAZER?

A Receita Federal registrou em 2023 a transmissão de 35.182.047 de declarações do imposto de renda. Se você foi um desses contribuintes obrigados a enviar a declaração, com certeza já ouviu falar da Malha Fina e de como ela é temida. Porém, você sabe o que acontece caso caia na malha?


A Malha Fina é a ferramenta pela qual a Receita Federal consegue atestar se sua declaração está correta ou se alguma informação não está condizente ou carece de comprovação. Ou seja, o contribuinte que errou ou deixou de informar alguma informação em sua declaração deverá explicações à Receita Federal. Estimasse que em 2023 1,3 milhões de declarações caíram na malha fina.

Foi constatado que uma grande quantidade destas declarações caiu em malha devido à erros nos valores apresentados. Na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte precisa declarar com exatidão todos os dados, principalmente as informações de gastos e recebimentos que possuem cruzamento com as fontes pagadores e recebedoras. Inclusive, é recomendado a guarda de notas fiscais e demais comprovantes (todos idôneos) que justifiquem as movimentações.

Muitos contribuintes caíram em malha ao tentar buscar deduzir valores com algum tipo de serviço. 58,1% das deduções registradas foram sobre gastos médicos. Ou seja, exames, tratamentos e consultas que não tiveram a comprovação de um valor através de uma nota fiscal ou outro comprovante idôneo.

Para evitar cair na malha fina, é fundamental que o contribuinte mantenha em boa ordem os documentos e informações que serão lançados na declaração. Além disto, é preciso lembrar de armazenar não somente os documentos/informações do titular, como também dos dependentes, como filhos, enteados, esposa e marido.

É imprescindível também, a ajuda de um bom profissional que garantirá o correto preenchimento da declaração, evitando assim que ela caia em malha. Para você que já está na malha fina, a Balsanelli Contabilidade possuí profissionais capacitados que poderão lhe auxiliar para resolução do problema.

Compartilhe:
Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.