PRECISA DEMITIR UM FUNCIONÁRIO? SAIBA COMO FAZER...

  1. Blog
  2. PRECISA DEMITIR UM FUNCIONÁRIO? SAIBA COMO FAZER...
image description

PRECISA DEMITIR UM FUNCIONÁRIO? SAIBA COMO FAZER ISSO DA FORMA CERTA

Nos últimos meses, empresas chamaram atenção ao estender benefícios como plano de saúde e oferecer ajuda na recolocação de funcionários demitidos. Já outro caso ficou conhecido negativamente pela demissão de mais de 300 pessoas por meio de “pop-ups” em sua plataforma online.

Os acontecimentos ilustram, em extremos opostos, alguns exemplos do que é possível fazer e do que deve ser evitado ao demitir funcionários. Fatores como clareza, transparência e empatia podem tornar o momento menos doloroso para todas as partes. Outros detalhes sutis, como a escolha do dia para comunicar o desligamento, também fazem a diferença. Veja, abaixo, algumas dicas de como agir ao demitir um funcionário.

Clareza
A empresa e o gestor devem ter muita clareza sobre o motivo da demissão: se foi o desempenho, um processo de reestruturação ou uma demissão por justa causa. Segundo Luciana Guedes Pinto, sócia-fundadora da Trajeto RH e psicóloga, o cuidado é importante para a empresa e para o funcionário.

“A demissão é sempre uma decisão de negócios, e isso tem que ficar muito claro para quem vai transmitir a informação e para quem vai receber”, afirma ela. Caso a reestruturação afete mais de uma pessoa, a recomendação é realizar os processos de uma só vez ou com intervalos definidos. “Se a cada semana uma pessoa for demitida, começa aquela tensão sobre quem será o próximo.”

Uma decisão clara e bem embasada também ajuda a conduzir melhor a conversa. “É preciso ser objetivo, descrever brevemente a razão e dar espaço para possíveis reações. Mantenha a conversa até que tudo esteja bem esclarecido”, recomenda. Para evitar fofocas, evite compartilhar a informação com outras pessoas antes da conversa.

Transparência
A recomendação de Fernanda Medei, fundadora da startup Medei, é não maquiar os motivos por trás do desligamento. Um exemplo seria apontar a pandemia como motivo para uma demissão feita por outros motivos. “Muitos gestores aproveitaram o momento para fazer cortes. Mas as pessoas percebem que essa não é a causa”, aponta ela.

Caso a performance do funcionário esteja entre os motivos, é importante explicar isso de forma cuidadosa. “Nunca diga que a pessoa ‘é’ alguma coisa. Fale sobre as entregas e os resultados e resgate seus últimos feedbacks. Nesses casos, muitas vezes a própria pessoa reconhece [o problema]”, diz Luciana.

Além do funcionário demitido, cuidados como esses colaboram para diminuir o impacto no restante da equipe. Uma demissão malfeita pode gerar medo e insegurança entre os colaboradores e prejudicar a imagem da empresa no mercado.

Empatia
Como você gostaria de ser tratado ao ser demitido? A resposta pode parecer óbvia, mas é o ponto inicial para se pensar em como falar sobre a demissão de outra pessoa. Foi uma experiência ruim vivida por Fernanda que a motivou a fundar a Medei, que hoje apoia empresas e funcionários no processo de homologação de rescisões contratuais. A demanda pelo serviço aumentou 30% nos últimos meses. “Existem várias formas de falar a mesma coisa. Algumas podem tornar o processo menos doloroso.”

Um dos cuidados é dar espaço e tempo para que a pessoa reaja à notícia. Algumas podem expressar indignação, enquanto outras podem se manter em silêncio. “É importante deixar a pessoa descarregar a emoção. Se ela congelar, dê um tempo e depois faça perguntas, como se ela está bem. Dê lugar à empatia”, diz Luciana.

O dia escolhido para falar com o funcionário também faz a diferença. O ideal é comunicar a demissão na segunda ou terça-feira, nunca numa sexta ou véspera de feriado. Ao permitir que ela tenha alguns dias úteis após a demissão, você dará à pessoa mais possibilidades de agir e não ficar parada.

Suporte
Se sua empresa tem a possibilidade de estender ou oferecer benefícios extras ao funcionário demitido, faça isso. A doação de equipamentos, prorrogação do plano de saúde e a oferta de serviços de recolocação podem ajudá-lo a lidar com o momento e a encontrar um novo emprego.

Caso a situação da empresa impossibilite alternativas como essa, é possível ajudar de outras formas. Você pode verificar, por exemplo, se o plano de saúde pode ser assumido pela pessoa mediante pagamento – evitando que ela seja sujeita ao período de carência de um novo plano.

Auxiliar o colaborador nas demais etapas do desligamento também é importante. Explique-as com clareza e, de preferência, entregue também uma versão por escrito. “Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que podem solicitar o FGTS e o seguro-desemprego pela internet. Ajudar as pessoas é uma forma de protegê-las”, diz Fernanda, fazendo menção ao risco gerado pelas filas em agências bancárias.

Também é possível ajudar na busca por emprego, seja indicando o nome a outras empresas ou fornecendo recomendações por carta ou no LinkedIn. O importante, nesses casos, é cumprir com o que for prometido.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Compartilhe:
Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.