GOVERNO LANÇA NOVO PLANO DE POLÍTICA INDUSTRIAL...

  1. Blog
  2. GOVERNO LANÇA NOVO PLANO DE POLÍTICA INDUSTRIAL...
image description

GOVERNO LANÇA NOVO PLANO DE POLÍTICA INDUSTRIAL COM ESTÍMULOS PARA EMPRESAS NACIONAIS

O governo federal anunciou o lançamento, na última segunda-feira (22), de um novo plano de industrialização, intitulado "Nova Indústria Brasil". Em uma coletiva no Palácio do Planalto, destacou medidas cruciais para impulsionar o setor, incluindo linhas de crédito, subsídios governamentais e uma política de conteúdo local. Com metas para os próximos dez anos, a nova política é destinada especificamente para seis áreas: agroindústria; bioeconomia; complexo industrial de saúde; infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade; transformação digital; e tecnologia de defesa.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), composto por membros de 23 ministérios e 50 representantes de setores produtivos, formulou a proposta ao longo do último semestre. A reunião no Palácio do Planalto, liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, marcou a aprovação da nova política industrial. Posteriormente, Alckmin apresentou o texto da "Nova Indústria Brasil" e um plano de ação para 2024 a 2026, culminando no lançamento oficial.

Metas para 2033:

● Aumentar a participação do setor agroindustrial no PIB agropecuário para 50%;
● Alcançar 70% de mecanização nos estabelecimentos de agricultura familiar;
● Produzir internamente 70% da demanda por medicamentos, vacinas, equipamentos e tecnologias;
● Reduzir o deslocamento casa-trabalho em 20% (moradia e mobilidade);
● Transformar digitalmente 90% das empresas industriais, priorizando tecnologias como a robótica avançada;
● Reduzir em 30% as emissões de CO2 na indústria e aumentar em 50% a participação dos biocombustíveis na matriz de transportes;
● Alcançar autonomia na produção de 50% das tecnologias críticas para a defesa nacional.

"Neoindustrialização" e investimentos bilionários
A iniciativa está alinhada à "neoindustrialização", termo destacado pelo vice-presidente Alckmin. A previsão do governo é que, nos próximos quatro anos, os investimentos ultrapassem R$ 100 bilhões, impulsionados por entidades como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Fonte: Contábeis

Compartilhe:
Atendimento Whatsapp
Mande um Oi, que já te respondemos.